sábado, 24 de julho de 2010

Rua Almeida Brandão 8 e 10 Etcetera


Passam hoje,24 de Julho,41 anos sobre a morte da minha bisavó Adelaide Figueiredo de Almeida Pavão,aqui com 90 anos.
Pelo Amor de todos os Deuses concedam finalmente paz à sua Alma.


Este sou eu na Meia Praia, em Agosto de 1980 ,depois de ter terminado,ao fim de 6 anos,o Curso Superior de Teatro a 24 de julho de 1980 com uma adaptação minha (ainda guardo o original manuscrito) de "O Primeiro Fausto"de Fernando Pessoa, em estreia mundial absoluta de qualquer adaptação desta obra. O caderno que seguro era o meu bloco de notas de 1980 a que chamei de "Etcetera".
Veio a desaparecer ,julgo lembrar-me, alguns anos mais tarde.
Tinha coisas muito importantes escritas não só sobre todo o processo de preparativos para a concretização do espectáculo como reflexões éticas,e de política nacional e internacional from our own Point de Vue,certainement...

A seguir várias perspectivas actuais do meu ex prédio na Rua Almeida Brandão,8.
A vivenda do lado,Rua Almeida Brandão,10, que se visiona em todas as fotos era onde vivia o sr. José Pinto Coelho,actualmente presidente do P.N.R..
.............................................




































Ao fundo a Calçada da Estrela e a residência oficial do 1º Ministro


















Ao fundo a Calçada da Estrela e a residência oficial do 1º Ministro









Travessa Miguel Lupi Algumas Evidências Indícios?

Já nesta altura OVNIS?Mas eu ainda só tinha 8 anos......




Afinal a Sociedade de Exploração Predial,proprietária do palacete da Buenos Aires,hoje sede da UGT,continuava em 1985,a ter sede social na travessa Miguel Lupi nº1,1º,20 anos depois da morte do tio Frederico,quando desde a mudança da minha tia e prima Maria Luísa Figueiredo de Almeida Segurado Pavão e da minha prima Maria Madalena,o sr Manuel Pinto da Costa,senhorio do prédio,que habitava o 3º andar,se mudou para o 1º andar,qual seria o interesse da  Sociedade de Exploração Predial em manter ali a sua sede?
O tio Frederico Miguel Figueiredo de Almeida Pavão foi o 3º filho dos meus bisavós Artur e Adelaide,tendo as 2 duas primeiras filhas
sido a Tia Angélica Ema e a tia Isaura Julieta, e veio a casar com uma prima direita filha da Tia Georgina Figeiredo de Almeida Segurado irmã da minha bisavó Adelaide,filha da minha trisavó Maria Casimira Figueiredo de Almeida ,nome que consta na sua Certidão de Óbito como tendo sido "Exposta da Misericórdia".
Duas das fotos são dos alicerces do prédio .
O postal veio ter à caixa de correio do rés do chão depois da morte da Cocas,ou seja ,depois de 16 de Fevereiro de 1985.
Os estatutos da  Sociedade de Exploração Predial timham sido alterados em 1982 depois da primeira vez em 11 anos que me encontrei com a Geja e que, como sempre fizeramos ,fomos a uma 1ª matinée e depois até ao Guincho.Durante estes 11 anos a minha avó Fernanda tinha tomado o meu lugar neste quotidiano.
Mas em 1982,durante o passeio ao Guincho,a Geja fez-me muitas perguntas e compreendemos,a Geja e eu,que muitas mentiras tinham sido contadas únicamente para me prejudicar,certamente incutidas por meu pai, que hoje,9 de Setembro de 2010 ,continuo sem saber se é vivo ou morto...
Não me posso esquecer que a primeira coisa que a Geja me disse ,já depois do cinema e quando iamos a passar pela antiga fábrica de açucar de Alcântara foi isto:
O Guilherme fez-te uma grande desfeita ao vender "O Século",não fez?